Índice do artigo
Causada pelo deslocamento de pedras no trato urinário, a cólica renal é um sintoma típico da presença de pedras nos rins ou cálculos renais e é conhecida como uma condição bastante dolorosa(1).
Veja como prevenir a formação de cálculos e como agir, no caso de cólicas renais.
Formação do cálculo renal
O cálculo renal é formado por minerais presentes na urina que se cristalizam e se unem, formando as estruturas que conhecemos popularmente como pedras nos rins(2, 3).
Em geral, essas pedras se formam quando a urina fica muito concentrada, o que permite que os minerais presentes na urina se cristalizem(3).
Pedra nos rins: fatores de risco
Vários fatores podem estar associados ao desenvolvimento dos cálculos renais, incluindo(2):
- Hereditariedade
- Obesidade
- Sedentarismo
- Dieta rica em proteínas e sal
- Baixa ingestão de líquidos.
Fatores ambientais, como temperaturas muito quentes, também podem elevar a incidência das pedras nos rins, uma vez que o aumento da transpiração, aliado a uma hidratação inadequada, tende a favorecer o acúmulo de cristais na urina(4).
Quais os sintomas da cólica renal?
A cólica renal costuma aparecer de repente e pode estar localizada inicialmente na região lombar e irradiar para um dos flancos(2). À medida que a pedra se desloca pelo trato urinário, a intensidade da dor pode diminuir ou aumentar(3).
A cólica renal também pode vir acompanhada de outros sintomas(2, 3) como:
- Náusea e vômito
- Febre e calafrios
- Mudança na coloração da urina
- Redução do fluxo urinário
- Necessidade de urinar com frequência
- Sensação permanente de bexiga cheia
Depois que o cálculo sai do ureter e entra na bexiga, a cólica renal diminui quase que imediatamente. A partir daí, a pedra é expelida pelo corpo por meio da urina(5).
A eliminação da pedra pela urina pode ou não ser dolorosa, dependendo do tamanho do cálculo (3).
Por isso, é importante fazer uma avaliação médica. Em alguns casos, pode ser necessário realizar a remoção cirúrgica do cálculo(3).
Como aliviar a cólica renal?
A cólica renal acontece enquanto o cálculo se desloca pelo trato urinário e é preciso lidar com o desconforto da dor desde o seu surgimento até a eliminação das pedras(5).
Durante as crises agudas de cólica renal, é importante evitar o consumo excessivo de água, uma vez que o acúmulo da urina nos rins pode aumentar a pressão sobre o órgão e intensificar a dor(1).
Além disso, busque atendimento médico se houver cólica renal.
Guia de cuidados
A melhor maneira de evitar as cólicas de uma vez por todas é prevenir a formação dos cálculos renais e pequenas mudanças no estilo de vida têm um papel fundamental na prevenção(6).
Veja as dicas:
Beba líquido ao longo do dia
É importante manter-se hidratado por meio da ingestão de água e de sucos cítricos, que possuem uma substância que ajuda a bloquear a formação de cálculos(4,5).
Reduza o consumo de sal e de proteína animal
Opte por uma dieta pobre em sal. É possível substituir o sal por outros condimentos e temperos naturais, por exemplo(4,6).
Limite também a ingestão diária de carnes, pois o consumo excessivo da proteína animal favorece a formação dos cálculos(5).
Diminua a ingestão de alimentos ricos em oxalato
Alguns alimentos são ricos em oxalatos, que podem favorecer a formação de cálculos(6). Confira a lista dos alimentos que devem ser consumidos com moderação(6):
- Beterraba
- Quiabo
- Espinafre
- Acelga
- Batata-doce
- Nozes
- Chás
- Chocolate
- Pimenta-preta
- Produtos à base de soja
Lembre-se de que as cólicas renais são passageiras e a melhor maneira de evitar que elas surjam é por meio da mudança de alguns hábitos!
Saúde renal e diabetes
Se você sofre com diabetes, precisa redobrar os cuidados com a saúde dos rins(7). A doença pode causar problemas renais que levam à necessidade de diálise(8).
Conheça a calculadora de risco renal para avaliar a saúde dos seus rins e prevenir o surgimento de complicações. Mas lembre-se que essa calculadora não é uma ferramenta de diagnóstico e não substitui o aconselhamento com um profissional de saúde.
Referências
1) Drauzio Varella. Pedra nos rins (Cálculo renal). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pedra-nos-rins-calculo-renal/. Último acesso em: 27.09.2023.
2) Sociedade Brasileira de Urologia. Pedra nos rins. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/pedra-nos-rins/. Último acesso em: 27.09.2023.
3) Mayo Clinic. Kidney stones – Symptoms and Causes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/kidney-stones/symptoms-causes/syc-20355755. Último acesso em: 27.09.2023.
4) Sociedade Brasileira de Urologia. Verão: incidência de pedras nos rins aumenta 30%. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/release/verao-incidencia-de-pedras-nos-rins-aumenta-30/. Último acesso em: 27.09.2023.
5) Harvard Health Publishing. How to pass a kidney stone & 5 tips to prevent them. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/5-things-can-help-take-pass-kidney-stones-2018030813363. Último acesso em: 27.09.2023.
6) Mayo Clinic. Kidney stones – Diagnosis and treatment. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/kidney-stones/diagnosis-treatment/drc-20355759. Último acesso em: 27.09.2023.
7) Sociedade Brasileira de Nefrologia. O que você precisa saber sobre diabetes? Disponível em: https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/diabetes-mellitus-diabetes/. Último acesso em: 27.09.2023.
8) Sociedade Brasileira de Diabetes. Doença renal do diabetes. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/doenca-renal-do-diabetes/. Último acesso em: 27.09.2023.
BR-27158. Material destinado a todos os públicos. Nov/2023.