A doença de acúmulo de cristais de cálcio nas juntas e articulações é muito mais frequente do que se pode imaginar. Conhecida como CPPD – depósito de pirofosfato de cálcio – , é uma espécie de artrite crônica, que afeta articulações, tendões e juntas. Normalmente, atinge pessoas acima dos 50 anos.
O reumatologista Henrique Giardini, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que essa doença de calcificação causa dores intensas, inchaço e desconforto, atingindo normalmente joelhos, pulsos e quadris.
É importante explicar que a dor que causa o acúmulo de cálcio normalmente é confundida com outra doença conhecida como “gota”, que no caso dói por causa do acúmulo de ácido úrico. Outro diferencial entre as doenças é que a gota atinge homens jovens, diferentemente dos cristais, que acometem idosos.
O reumatologista do HC diz que, para descobrir a diferença entre gota e os cristais de cálcio, é feita uma punção da junta, ou seja, é retirado um pouco do líquido local para ser feita análise por exame. Não se sabe por que os cristais de cálcio se formam, mas uma coisa é certa: o uso de suplementos de cálcio não causa ou piora a doença.
Tratamento
Outras doenças reumatológicas podem causar dores em articulações e juntas, como artrite reumatoide, por exemplo. O acúmulo de cristais nas juntas, joelhos, pulsos e quadris não tem cura mas tem tratamento.
A dor e a rigidez causadas pela artrite podem limitar as atividades diárias. Os exercícios ajudam as articulações a funcionarem e protegê-las através do fortalecimento dos músculos ao redor delas.
Por Sandra Capomaccio
FONTE: Jornal da USP