Você já ouviu falar em varizes esofágicas? Elas ocorrem quando os vasos sanguíneos do esôfago, que é o tubo que conecta a boca ao estômago, ficam dilatados, podendo provocar sangramento. A gastroenterologista Fernanda Fernandes Souza, professora da Divisão de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que essas varizes surgem quando os vasos sanguíneos do esôfago se rompem sob pressão na veia, em decorrência de cirrose hepática.
As hepatites C e B , o consumo exagerado de álcool e a conhecida “gordura no fígado” são algumas das principais causas das varizes no esôfago. O sangramento digestivo é uma das piores complicações que a pessoa pode ter: os primeiros sintomas visíveis são vômitos com sangue e fezes escurecidas, segundo Fernanda.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é confirmado com exames de imagem e, quanto mais precoce, maior a possibilidade de evitar complicações.
O tratamento utilizado para prevenir o sangramento das varizes do esôfago depende da gravidade do problema, mas em geral são usados medicamentos betabloqueadores e, em casos mais graves, se recorre à cirurgia.
FONTE: Jornal da USP