Médicos propõem mudanças na classificação da obesidade para a valorização da saúde

Médicos propõem mudanças na classificação da obesidade para a valorização da saúde

Médicos propõem mudar a classificação da obesidade e o objetivo é valorizar o impacto do emagrecimento na saúde, priorizando o bem-estar em detrimento da estética. A iniciativa é da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O médico Márcio Corrêa Mancini, do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, discorre sobre o assunto ao relembrar uma frase do médico e professor, já falecido, Alfredo Halpern. De acordo com este, o ideal é atingir um peso onde as complicações associadas à obesidade são anuladas ou minimizadas.

Mancini aponta que a obesidade é um problema de saúde tratado de forma diferente dos demais: “Quando falamos de tratar diabetes, não falamos de normalizar a glicemia como se fosse um indivíduo que não tem diabetes, falamos de atingir um controle da glicose no sangue para o indivíduo não ter complicações ao longo do tempo.” Além disso, a influência da sociedade na imposição de um padrão estético também atrapalha.

Obesidade controlada

De acordo com o entrevistado, o objetivo da obesidade controlada é perder aproximadamente 10% ou 15% do peso para melhorar a saúde. “Se o indivíduo com 100 quilos passar a ter 90 ou 85, ele não normaliza o peso corporal, mas melhora muito a sua saúde. Ele vai aumentar a expectativa de vida e isso é suficiente, porque ,muitas vezes, com a ideia de normalizar o peso, o paciente se frustra”, menciona.

A normalização do peso corporal está associada ao IMC (Índice de Massa Corporal), que calcula se uma pessoa está acima do peso ao considerar seu peso e altura. No entanto, Mancini comenta que muitas vezes a busca pela normalização pode frustrar o paciente, é um processo longo e os resultados não aparecem de forma rápida. Por isso, controlar a obesidade deve ser o primeiro passo.

Mancini aponta que a obesidade controlada estimula as pessoas a encararem o processo, que é demorado em razão do próprio organismo humano: “Ele tende a se defender da perda de peso. O famoso efeito sanfona não vem do nada, ele vem de forças internas, de substâncias que o organismo produz para impedir a desnutrição. O organismo aceita o ganho de peso com facilidade e não aceita a perda de peso com facilidade.”

A perda de 10% ou 15% do peso é benéfica em um período mais longo. “A vigilância a longo prazo é muito importante para que o paciente não recupere peso. Por menor que seja a perda de peso, mesmo que seja somente 5% a 10%, o paciente não vai perder de uma forma mágica”, indica Mancini, ao ressaltar a importância do acompanhamento.

FONTE: Jornal da USP