Por que ureia alta é ruim?

Por que ureia alta é ruim?

Assim como a creatinina, a ureia também é uma substância presente na corrente sanguínea e suas taxas são medidas pelo exame de sangue, principalmente quando é preciso fazer uma avaliação da função renal.

Você já ouviu falar de ureia antes? Tinha alguma ideia de que ela está associada à sua função renal? Pois é, no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre isso e sobre o teste de ureia e porque é importante realizá-lo.

A ureia e a importância da sua dosagem

Bom, como dito antes, a ureia é uma substância que quando identificada em níveis elevados pode significar alterações na sua função renal. Quando os rins começam a funcionar inadequadamente e não filtram o sangue da maneira correta, a concentração de ureia no sangue acaba se elevando. Quanto mais elevada, mais grave pode ser a doença renal.

A ureia compõe um metabólito nitrogenado derivado da desintegração de proteínas do organismo, 90% disso é eliminado pelos rins e o resto é eliminado pelo trato gastrointestinal e pela pele.

O ciclo para eliminar a ureia é:

ureia

É muito importante realizar a dosagem de ureia, uma vez que elevações nos níveis sanguíneos são um sinal de mau funcionamento dos rins. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as doenças do rim é através da dosagem da creatinina

Além disso, algumas doenças podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de problemas renais:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doença policística renal;
  • Glomerulonefrites;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Cálculos renais de repetição.

Um aviso importante: não é porque você não sente dor nos rins e urina bem que você não possa desenvolver uma doença renal.

As doenças renais nem sempre causam sintomas antes da sua fase avançada. A dor nos rins, por exemplo, pode estar relacionada apenas a algumas doenças. Assim como os sintomas, o fato de urinar bem não te garante uma boa saúde renal. Mesmo sem conseguir filtrar as toxinas, os rins ainda podem manter o controle de água corporal, eliminando a água sem nenhum problema.

Mais uma vez, a diminuição do fluxo urinário já pode ser um sinal tardio de que existe algo de errado com os seus rins.

Teste de ureia e seu preparo

O teste de ureia ou teste de nitrogênio ureico no sangue, é um exame de sangue comum para medir os níveis da ureia e entender melhor a sua função renal.

Esse nitrogênio é o responsável por indicar quando existe algo errado com os rins, se ele estiver acima dos níveis normais, fique em alerta. 

Por que o teste é pedido?

  • Quando se suspeita de uma doença renal não específica;
  • Para verificar como os rins estão funcionando.

Independentemente da idade, é possível fazer esse teste.

FONTE: Blog Programa FazBem