Você sabe o que é neuroma de Morton?

Você sabe o que é neuroma de Morton?

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o neuroma de Morton. Essa doença é uma condição dolorosa que afeta a região plantar dos pés como a sensação de uma pedra no sapato ou de uma dobra na meia.

É muito frequente em mulheres, principalmente pelo uso de salto alto ou sapatos apertados. O bico fino dos calçados é o principal vilão dessa história por pressionar a ponta do pé, afetando  o nervo entre o terceiro e quarto dedo do pé.

O professor do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Serviço de Cirurgia de Tornozelo e Pé da USP, Alexandre Leme Godoy dos Santos, explica que  os nervos são atingidos, causando dores agudas na planta ou nos dedos do pé.

Thomas Morton

Descoberto em 1876 por Thomas Morton, o neuroma é um nódulo benigno que afeta o nervo existente entre os dedos, por isso o nome de neuroma de Morton. A dor causa um formigamento no local, câimbra, queimação, além de dormência na planta ou nos dedos do pé.

Tratamento do Neuroma de Morton

O tratamento vai desde uma simples troca de calçado até o uso de medicação. O neuroma de Morton normalmente não requer cirurgia, apenas quando a inflamação já está em estado avançado, e nesses casos  a recuperação ocorre em seis semanas. Godoy alerta que, se após o tratamento ou a cirurgia a pessoa continuar repetindo os mesmos atos, como o uso de sapatos inadequados, a doença pode voltar. Ele diz ainda que a obesidade também contribui para o agravamento do quadro. O neuroma de Morton é uma condição que atinge mais as mulheres, mas homens também podem ser acometidos pela doença.

Por Sandra Capomaccio

FONTE: Jornal da USP