Qual a diferença entre Doença Renal Crônica e a Injúria Renal Aguda?
Índice do artigo
Você sabia que, além das doenças renais, também existe a injúria renal?
Os rins têm um importante papel dentro do nosso organismo. Eles devem ser cuidados com muito carinho e atenção para que não sejam prejudicados ao longo da sua vida.
Eles são peças-chave na hora de eliminar as toxinas do seu corpo e deixar tudo em ordem aí dentro, mas, assim como todo órgão, eles requerem alguns cuidados. Isso porque existem diversas doenças que podem afetá-los, bem como injúria renal.
Você sabe a diferença entre eles? Se não souber, vai ficar sabendo agora!
O que é injúria renal aguda?
A injúria renal aguda é uma agressão inesperada e repentina aos rins. Geralmente, é uma agressão temporária, mas que, em alguns casos, pode levar à doença renal crônica. Já conseguiu entender por que estamos falando dos dois no mesmo texto, né?
É uma síndrome caracterizada pela piora na capacidade do rim em excretar as toxinas, aumentando a creatinina e os compostos nitrogenados, como a ureia no sangue.
O nome “injúria” começou a ser usado depois de muito tempo, já que antes era conhecida como insuficiência renal aguda. A mudança ocorreu porque o nome atual representa muito melhor o quadro de agressão dos rins.
Causas da injúria renal aguda
Existem diversos fatores que podem causar a injúria renal aguda, entre eles, temos a redução do fluxo de sangue nos rins, podendo ser resultado de uma grande cirurgia, desidratação severa e ataques cardíacos.
Também temos a injúria no tecido renal causada diretamente, que pode ser resultado de um acidente, intoxicação, infecção grave ou substância radioativa. Outros pontos que podem causar a injúria renal são obstruções na saída da urina, causada, por exemplo, por pedras nos rins.
Sintomas da injúria renal aguda
Como ela pode acontecer em questão de dias, os sintomas podem aparecer de diferentes formas:
- Redução do volume de urina;
- Retenção de líquido;
- Alteração na cor da urina;
- Redução do volume normal da urina;
- Cansaço;
- Falta de concentração;
- Falta de apetite e vômito.
Apesar disso, em alguns casos, pode não aparecer nenhum sintoma.
Diagnóstico da injúria renal aguda
Para descobrir o diagnóstico da injúria renal, os exames laboratoriais são as melhores opções. Só assim o médico vai conseguir entender melhor a evolução da sua função renal.
Um exame de urina também costuma ser pedido pelo médico, já que ajuda a identificar uma injúria renal inicial e com grande chance de ser reversível. A injúria renal aguda é confirmada pela análise do sangue, avaliando os níveis de creatinina e/ou pela quantidade de urina excretada no tempo de observação.
Diferença entre doença renal e injúria renal
As doenças renais causam alterações que afetam a função renal. Elas podem ser causadas por diversos fatores de risco. Além disso, um paciente com doença renal pode ter a sua função renal perdida definitivamente, coisa que pode acontecer no caso de injúria renal, se ela não for tratada corretamente.
Os sintomas também mudam, sendo os de doença renal crônica:
- Dificuldade em controlar a pressão arterial;
- Inchaço;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Mudanças na urina;
- Vômitos e náuseas.
Sendo os últimos cinco, iguais ao da injúria renal.
A importância de cuidar de uma injúria renal é exatamente evitar que ela se torne uma doença renal crônica, prejudicando muito mais a sua função renal e, automaticamente, prejudicando a sua saúde. 4
Tratamento da injúria renal
Depois do tratamento de injúria renal, é comum que a função dos seus rins vá se recuperando e voltando ao normal com o tempo.
As formas de tratamento mais recomendadas para isso são:
- Verificar fatores que possam causar ou contribuir com a evolução da função renal, como algumas doenças crônicas, por exemplo;
- Seguir todas as orientações médicas;
- Ter suporte nutricional para manter uma dieta equilibrada;
- Tomar os medicamentos recomendados pelo seu médico nas doses corretas.
O FazBem está aqui para ajudar você a entender melhor a importância dos seus rins e como cuidar deles para que nada comprometa a sua função renal.
Além disso, no blog está cheio de conteúdos exclusivos sobre rins, doenças renais e tratamentos. Uma forma de você ficar por dentro de tudo e ter uma jornada de paciente e uma adesão ao tratamento muito mais tranquila e eficiente.
Retorne às consultas e siga as orientações do seu médico. Essa é parte fundamental da sua jornada!
FONTE: Blog Programa Faz Bem