(Re)Encontrando a alegria do romance após a meia-idade

(Re)Encontrando a alegria do romance após a meia-idade

O novo (ou primeiro) amor pode despertar sentimentos e experiências estimulantes

A gerontologista Amanda Smith Barusch observou em 2008 que, o amor romântico nos ‘últimos anos’ (em oposição aos primeiros anos) é:

“Uma força para a mudança: as experiências românticas definem o caráter de maneiras sutis; amor abre portas para os nossos potenciais, forma o que nos tornamos”.

No entanto, representações de amor perpetuam “o mito de que apenas os jovens e os que não tem rugas podem gostar de romance”.

E, pior, que “romance de fim de vida é cômico ou repugnante”.

Na verdade, namoro numa idade mais avançada é uma tendência crescente, provavelmente relacionada ao crescente número de solteiros mais velhos.

Por exemplo, de acordo com dados de 2012, um terço dos baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) nos Estados Unidos eram solteiros.

Histórias de amor nesta fase da vida não são apenas possíveis, mas são comuns.

Em uma amostra nacional de idosos – entre 57 e 85 anos – foram relatadas as seguintes estatísticas entre os estadounidenses:

  • Aproximadamente 14% dos adultos mais velhos que não estavam casados ​​estavam em relacionamentos de namoro;
  • Mais homens mais velhos estavam namorando (quase 25%) do que mulheres mais velhas (10%);
  • Namorados mais velhos que tinham mais recursos econômicos, estavam em melhor estado de saúde;
  • Homens e mulheres com maiores laços sociais são mais propensos a namorar.

Os Eus Possíveis

O romance nesta fase representa oportunidades de crescimento, não apenas para os baby boomers, em seus cinquenta a setenta anos, mas também para os que estão em seus 80 anos ou mais.

Os romances posteriores da vida, ao contrário do amor da juventude, têm uma base de experiência – amores passados ​​que podem ajudar na navegação bem-sucedida do amor atual.

um casal de bailarinos distantes, mas ligados por um fio vermelho que os dois seguram

Este romance oferece uma oportunidade para perceber o que Markus e Nurius (1986) definiram como “eus possíveis“.

Os eus possíveis abrangem as idéias de si mesmos e são dirigidos por duas questões centrais: O que eu gostaria de ser?O que tenho medo de me tornar?”

No final da meia-idade e em diante, diferentemente do início da idade adulta, um processo de revisão de vida e auto-reflexão através das questões de possíveis eus pode se tornar mais premente.

O tempo é, afinal de contas, curto. E essa percepção de envelhecimento pode ser um grande ímpeto para a mudança.

Os romances do passado

Quando se examina os romances passados ​​através das lentes dos possíveis eus, a auto-reflexão pode revelar muito sobre como alguém escolheu e manteve relacionamentos românticos passados.

Suas experiências românticas anteriores podem ter sido positivas, como um cônjuge que era uma alma gêmea; ou, negativas, como uniões íntimas que terminaram mal, em amargura ou traição.

Esses relacionamentos podem ter sido dirigidos consciente ou inconscientemente por versões juvenis idealizadas do parceiro.

Alguns exemplos de romances idealizados são:

  • Alma gêmea (Romeu e Julieta);
  • Herói romântico (cavaleiro de armadura);
  • Heroína vulnerável (donzela em perigo);
  • Um desejo de intimidade e amor incondicional que não estava presente na infância (figuras de pai ou mãe);
  • Status social (casar por riqueza / prestígio social).
A sacada de Julieta, personagem do romance de Shakeaspeare
A sacada de Julieta (aquela) – Créditos: Samuele Schirò/Pixabay

Além disso, eles podem ter sido promovidos por impulsos de desenvolvimento psíquico; tal como o desejo de uma família (relógio biológico) ou um desejo de ser como os outros no grupo etário (casado com filhos).

Esses impulsos podem ter levado a escolhas românticas baseadas em possíveis eus daquilo que se tem medo de se tornar (sozinho, sem filhos, fora de sintonia com nossos pares).

Os romances nas fases mais madura ou idosa permitem um “reajuste” de possíveis eus guiados pelo que alguém gostaria de se tornar, e não movido pelo medo, mas pela possibilidade.

Ao contrário dos romances na juventude, é pouco provável que as necessidades idealizadas tenham potência.

Isso pode dar novos olhares para si mesmo.

Os possíveis problemas de um romance posterior

Mas esse tipo de relacionamento na fase mais madura ou avançada da vida também pode trazer problemas ou desconfortos:

  • Sair de uma zona de conforto que perturba rotinas e amizades. Por exemplo, estilo de vida estabelecido como divorciado e morando sozinho;
  • Complicações com filhos adultos, que podem não concordar com o envolvimento romântico de seus pais. Por exemplo, por razões financeiras; fidelidade ao pai ou mãe, se vivo, ou em memória se falecido;
  • Culpa. Por exemplo, que o amor na viuvez desrespeita a memória do cônjuge falecido;
  • Vergonha em relação à intimidade sexual. Por exemplo, relacionado a estereótipos e mitos negativos que promovem a dormência sexual como o que é “normal” para pessoas mais velhas.

Por outro lado, tais romances podem fomentar o autocrescimento positivo através de um despertar de sentimentos e/ou experiências que são novos e estimulantes.

Assim como na juventude, o amor romântico na vida adulta pode ser intenso; embora, também possa ser mais emocionalmente complexo e sutil em suas notas.

Os sonhos invernais dos romances da velhice podem oferecer a oportunidade de se conectar com outra pessoa de maneira gratificante e amorosa.

Romances posteriores da vida podem levar alguém a olhar para dentro e perguntar: “Como posso crescer com essa pessoa?

O romance da vida posterior pode, muito bem, despertar o melhor eu possível.


Esse post foi escrito originalmente por Shoba Sreenivasan e Linda E. Weinberger, ambas Ph.Ds em Nutrição Emocional, e postado no site Psychology Today, em dezembro de 2018.

O conteúdo foi traduzido e adaptado pelo Blog 50+ SAÚDE com objetivo de clareza.