Asma no verão: saiba como evitar crises

Asma no verão: saiba como evitar crises

O ano já começou, o solzão está aí e as tão esperadas viagens de férias com a família e amigos em um lugar incrível também. Você também já está animado com tudo isso? Sabemos que essa época do ano é amada e esperada por muitas pessoas, mas não podemos esquecer de todos os cuidados que precisamos manter e carregar na mala para onde for. No calor as crises de asma podem se tornar frequentes por conta do uso de ventiladores e ar-condicionado.1 Precisando tomar ainda mais cuidado, afinal, ninguém quer que a viagem seja atrapalhada por conta disso.

Se você está nessa turma que não quer ter as férias interrompidas por conta da asma, hoje vamos ajudar você a entender melhor como evitar crises de asma no verão.

Por que eu posso ter crise de asma no verão? 

A asma é uma doença pulmonar crônica com milhões de portadores no mundo, e o Brasil não está fora dessa. Pode aparecer em crianças, ao longo da vida e até em idosos. Ou seja, ela não escolhe idade. 2

É possível controlar a asma e os seus sintomas com o tratamento e orientações do seu médico. Comparecer em suas consultas de rotina é muito importante para que você possa estar sempre administrando cada vez melhor a sua respiração.

Mas a pergunta que não quer calar é: por que a asma pode piorar no verão? A resposta é mais simples do que você pensa e vamos explicar.

No calor, algumas pessoas costumam reclamar de crises mais frequentes de asma. Isso acontece porque usamos, com mais frequência, aparelhos como ventiladores e ar-condicionado para refrescar o ambiente. 1

Além disso, as variações de temperatura nessa época, a diminuição da umidade do ar e a maior quantidade de poeira e outros componentes que poluem o ar, podem causar crises de asma por aumentarem os riscos de inflamação nos brônquios. 1

Como se cuidar e evitar as crises no verão?

Para aproveitar o verão sem que a asma atrapalhe os seus planos, vamos dar algumas dicas de como você pode se cuidar ainda mais nessa época do ano.

A melhor opção para manter sua asma controlada é continuar usando corretamente a sua medicação e se hidratar MUITO bem. A hidratação já é muito importante diariamente e, durante o verão, nem se fala, mas se você tem asma, capriche ainda mais nesse aspecto. 3

Se você usa ar-condicionado é essencial que o filtro esteja com a manutenção em dia porque pode acumular bactérias e fungos. Caso contrário, é melhor suspender o seu uso. Os ventiladores são bem-vindos, mas o ambiente precisa estar limpo e sem poeira, evitando que a mesma entre pelas vias aéreas. 3

Caso você vá praticar esportes, escolha um horário e um ambiente com menos exposição ao sol, roupas finas e confortáveis. A prática de esportes e atividades físicas aumenta a frequência respiratória, podendo gerar falta de ar e uma nova crise. 4

Claro que além de todos esses cuidados específicos, é importante que você siga as orientações médicas, mantenha uma boa alimentação e uso correto da medicação. Se precisar de ajuda médica, não hesite em buscá-la onde estiver.

Respire sem crise

Depois de todas essas dicas, ainda temos mais uma para ajudar você com a asma não só no verão, mas ao longo da vida também!

Além dos conteúdos que disponibilizamos em nosso blog, o FazBem tem um podcast exclusivo para falar sobre asma, inclusive com a participação do embaixador da Campanha Respire Sem Crise, Diego Hypólito, ginasta olímpico e portador de asma.

O intuito do podcast é ajudar você a lidar cada vez melhor com a asma e a receber dicas para controlar melhor. Além disso, os episódios contam com a participação de especialistas para trazem informações confiáveis e enfatizar a importância de sempre seguir o seu tratamento.

Ouça aqui!

Conseguiu entender o porquê é importante tomar ainda mais cuidado com a asma no verão? Se proteger contra as crises é a melhor forma de tomar cuidado nessa época do ano. Além disso, é, também, a melhor maneira de aproveitar as festas, as férias e o sol sem imprevistos.

Aproveite suas férias e se cuide!

Referências:
BR-15977. Material destinado a todos os públicos. Dez/2021